quarta-feira, 4 de abril de 2012

Óleo de Coco


Há um tempo atrás, comecei a ouvir sobre os benefícios do óleo de coco. Eu nem sabia que, além de ter óleo de coco para vender, ele era tão benéfico assim para nossa saúde. Após fazer uma breve pesquisa, comprei o óleo de coco extra virgem e hoje não fico mais sem ele.

Enquanto o azeite de oliva é composto por moléculas de cadeia longa, o óleo de coco tem alto teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que torna a digestão de cada um diferente. A vantagem do óleo de coco é que ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura, ao contrário dos outros tipos de óleo. Algumas pesquisas têm demonstrado que a gordura do coco funciona até mesmo para pessoas diabéticas ou com problemas de tireoide.
Benefícios do Óleo de Coco

Para perceber os efeitos benéficos na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa. Apenas cuidado para não exagerar, já que cada colher de sopa do óleo tem cerca de 120 calorias. Ao incluir o poderoso óleo de coco no dia-a-dia, veja o que acontece:

Menor acúmulo de gordura no corpo: Como passa rapidamente pelo fígado devido à sua curta cadeia de moléculas, o óleo de coco não é estocado em forma de gordura no corpo.
Queima extra de calorias: A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e faz emagrecer. É como se você aumentasse o fogo interno que queima as calorias dos alimentos, transformando-as em energia.
Redução de medidas na cintura: Está provado que o consumo de óleo de coco favorece a eliminação da gordura que fica depositada na barriga. Os motivos exatos ainda são desconhecidos pela ciência, mas acredita-se que o óleo atue diretamente em alguns hormônios ligados ao acúmulo dessas reservas no abdômen.
Controle da fome: Se, de um lado, o óleo de coco aumenta a queima calórica, de outro, ele ajuda a diminuir a sensação de fome. A possível justificativa para isso é que o líquido deve agir aumentando o nível dos hormônios responsáveis pela saciedade.
Possui ação antioxidante: Colabora na diminuição da produção de radicais livres. Isto se deve principalmente à ação direta da vitamina E, presente na gordura de coco extra virgem.
Reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL): Contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.
Melhora o sistema imunológico: agindo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos, restabelece a energia roubada por estes agentes. Consequentemente melhora a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de ácido láurico, dentre todas as gorduras vegetais.
Regula a função intestinal: Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

Como usar o óleo de coco?

Existem muitas maneiras de se utilizar o óleo de coco e incorporá-lo à sua dieta. Uma vez que ele é um óleo bastante estável, é excelente para uso culinário – você pode substituir gorduras e óleos não saudáveis (como óleos refinados e margarina) pelo óleo de coco extra virgem. O óleo de coco substitui tais óleos nocivos muito bem, inclusive em assados. Você pode usar o óleo de coco extra virgem – em quantidades idênticas – em qualquer receita que leve qualquer tipo de óleo ou gordura.

Muitas pessoas o consomem puro – eu particularmente não gosto, acho enjoativo, mas conheço pessoas que o fazem e adoram. O óleo de coco guardado na geladeira fica bem sólido e seu sabor se torna mais adocicado, quase uma cocada. Para uso em culinária, o melhor é deixar em um local seco e arejado, se a temperatura ambiente for abaixo de 25C ele fica sólido.
Óleo de coco e a beleza

A gordura de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um condicionador natural. Para isso, é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas em uma verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve à lubrificação da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. Eu confesso que nunca usei o óleo na pele ou cabelo, mas pesquisas mostram que é muito bom.

Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário